Você conhece o sistema creep-feeding?
Ferramenta de alimentação para bezerros garante animais mais pesados no desmame
É importante entender o cenário no qual estamos inseridos: o Brasil é hoje o segundo maior produtor de bezerros do mundo, ficando atrás apenas da Índia. Esse fato mostra que temos potencial de produzir mais bezerros com o mesmo rebanho. Além de produzir mais precisamos nos tornar mais eficientes na criação do bezerro até o desmame, visando, além dos números, a qualidade dos animais.
Atualmente, o pecuarista que trabalha com atividade de cria tem visto que vender o bezerro por “cabeça” e não por peso não tem sido uma boa alternativa, uma vez que o preço do kg do bezerro desmamado tem se mantido em elevados patamares. Este momento do mercado só reforçou a necessidade de aliar taxa de desmame com quilograma de bezerro desmamado por vaca exposta e, neste sentido, o sistema de creep-feendig se apresenta como opção de ferramenta para desmamar bezerros mais pesados.
Quais as vantagens do sistema creep-feeding?
- Desmamar bezerros mais pesados;
- Antecipar a desmama;
- Produzir tourinhos de melhor condição corporal;
- Acelerar o ciclo pecuário;
- Antecipar a idade ao primeiro parto para fêmeas e idade ao abate dos machos. Essa ação ajuda na redução dos custos de tempo de permanência do animal na propriedade, proporcionando assim um giro mais rápido do capital investido;
- Melhora algumas características de carcaça;
- Bezerros mais sadios.
O sistema de alimentação de bezerros em cocho privativo, denominado creep-feeding, é conhecido pelo fornecimento de suplemento proteico energético ou ração balanceada para complementar a alimentação do animal em regime de pastagem enquanto ele ainda está em fase de aleitamento. O fornecimento deste alimento sólido é separado fisicamente para que apenas o bezerro tenha acesso a este cocho, e a matriz fique de fora. É importante salientar que a adoção do sistema visa o melhor desenvolvimento do bezerro e não “poupar” a mãe para reduzir a exigência por nutrientes, pode ser que isso aconteça, mas não é o principal objetivo do creep.
Esta suplementação destina-se a compensar a quantidade insuficiente de leite produzida pela mãe, principalmente a partir do terceiro mês pós-parto, ou durante períodos desfavoráveis do ano em que há escassez de alimento.
Cientificamente, a vantagem da utilização do creep-feeding foi constatada por diversos experimentos publicados em que comprovam maior peso a desmama. Algumas pesquisas, por exemplo, demonstram que animais provenientes de cruzamento industrial foram desmamados com cerca de 30 quilogramas a mais quando suplementados no sistema creep-feeding.
Recentemente, um trabalho publicado demonstrou que bezerras suplementadas com o creep-feeding apresentaram maior taxa de prenhez, cerca de 28,9% a mais na primeira IATF, evidenciando mais bezerros “do cedo” nascendo.
De acordo com a ilustração abaixo, do grupo “pastagem e ciência”, o bezerro que nasce entre junho e setembro apresenta maior peso a desmama, pelo fato do ambiente proporcionar maior sanidade ao nascimento e, logo após, a qualidade e disponibilidade da pastagem também fica melhor, o que acarreta uma nutrição mais eficiente para a matriz e a cria na época das águas.
FIGURA 1 – Relação entre mês de nascimento e peso à desmama
Imagem: @pastagemeciencia
O que eu preciso saber para inserir o creep-feeding na minha propriedade?
Normalmente, o suplemento proteico energético fornecido a bezerros apresenta farelos como fonte de proteína e energia, minerais, vitaminas, aditivos que evitem a ocorrência de distúrbios metabólicos e probióticos.
Um dos entraves para a adesão ao creep-feeding é o consumo pelos bezerros, e por este motivo, o uso de farelos de melhor aceitabilidade pelos animais pode ser uma alternativa para estimular o consumo. Além disso, a utilização de produtos como os da linha MinerBlock®, com adição do melaço de cana-de-açúcar e adoçantes, conferem maior atratividade ao produto pelos bezerros.
Ao pensar em aderir o sistema de creep-feeding o pecuarista precisa se atentar a dois fatos importantes: estar prevenido quanto a nutrição do bezerro após o creep, permanecendo em estratégia de suplementação para continuar acelerando o desenvolvimento do animal. Além disso, manter o investimento em infraestrutura, que precisa ser calculado para garantir a programação correta do capital investido.
De forma geral, é uma excelente alternativa que pode ser estudada em cada propriedade com metas de desempenho estabelecidas que procurem melhorar os resultados tanto de desempenho quanto financeiro.
Com a Minerthal fazer o creep-feeding ficou mais fácil e seguro
A Minerthal possui diferentes soluções para o pecuarista que pretende investir no creep, desde núcleo para confecção da ração na propriedade até o produto pronto para uso farelado ou em formato compacto da linha MinerBlock®. O produto MinerBlock® Creep vem se destacado pela facilidade de manejo, mão-de-obra e reposição, conferindo maior versatilidade.
LEIA TAMBÉM:
Creep-feeding: alternativa para nutrição durante o aleitamento
http://www.minerthal.com.br/creep-feeding-alternativa-para-nutricao-durante-o-aleitamento/
Sistema creep-feeding supre falta de nutrientes nos bezerros durante aleitamento
Suplementação mineral para bezerros e 4 dicas para potencializar o ganho de peso
http://www.minerthal.com.br/suplementacao-mineral-para-bezerros/
« Voltar