Terminação dos bovinos em confinamento: planejamento é a chave para o sucesso

28/05/2022


Estamos no mês de maio, com a época seca do ano se aproximando. Este período é marcado pela baixa disponibilidade e qualidade das pastagens brasileiras, evidenciando, então, a possibilidade de terminação de bovinos em sistema de confinamento.

O sistema de terminação de bovinos em confinamento permite o aumento expressivo na produção de @/ha/ano da propriedade, servindo, também, como manejo estratégico para aumento de lotação total da fazenda e liberação de pasto em épocas decisivas.

É uma estratégia que requer estrutura apropriada, mão-de-obra treinada e dieta bem balanceada. Com as margens da atividade cada vez mais apertadas, para o confinamento ser uma alternativa rentável, é necessário que todas as atividades, desde o planejamento do sistema até o embarque dos animais ao frigorífico, sejam realizadas com o máximo de atenção.

O planejamento do confinamento representa parcela importante no sucesso da atividade, pois garante que o produtor fique ciente do custo que terá durante o confinamento e antecipe possíveis situações de risco ou imprevistos. Alguns pontos são importantes e precisam ser avaliados ao se aderir ao sistema de confinamento, como:

  • Estrutura

É preciso avaliar a localização geográfica da propriedade para se planejar quanto às instalações, levando em consideração a incidência de chuvas, ventos e declividade do terreno. Um ponto de atenção na estrutura é a necessidade de armazenagem de elevada quantidade de insumos para o decorrer do confinamento, com objetivo de garantir bons preços na compra. Para abrigar os insumos contra chuva, o local deve ser seco e ventilado, ter estrados de madeira para colocar as sacarias, ter identificação do estoque, bem como registro do fluxo de entrada e saída de insumos, além de ser telado para evitar pássaros e roedores.

  • Compra dos animais

Esta é uma das mais importantes etapas, devido ao impacto que o boi magro tem em relação aos custos totais de um confinamento. Se for realizada de maneira errada, ela pode acabar com a possibilidade de lucro no final dessa atividade. Com o conhecimento da capacidade de suporte de animais da estrutura da propriedade, dos objetivos com o confinamento (peso de abate, dias de cocho, ganho de carcaça, lucro por animal etc.) e do capital disponível, é possível prever a quantidade de animais e peso médio a serem comprados, caso o produtor não possua os próprios animais.

  • Dieta

A alimentação tem influência significante nos custos de produção, além de possuir papel fundamental no aumento de produtividade. Dessa forma, investir na alimentação que traga aumento de produtividade ajuda a diluir os outros custos entre as arrobas produzidas, permitindo que cada arroba saia mais barata no final do período.

Com a quantidade de animais estabelecida, é preciso partir para outro ponto importante do planejamento, que é a dieta a ser utilizada. Alguns fatores são importantes ao realizar a formulação da dieta, como:

Em relação ao animal:

  • Peso de entrada e projeção de peso de saída dos animais;
  • Dias de confinamento;
  • Volumoso que será ofertado;
  • Ingestão de ração;
  • Consumo diário de nutrientes necessários para manutenção e ganho de peso esperado.

Em relação ao mercado:

  • Cotar todos os insumos que serão utilizados;
  • Verificar disponibilidade e preços de subprodutos na sua região;
  • Se possível, fechar contratos com fornecedores, com intuito de garantir preços bons. Ainda, podem ser feitos contratos de suprimento de insumos para serem entregues no decorrer do confinamento;
  • Fazer a compra visando melhor utilização do frete;
  • Aproveitar sistema de bonificações/descontos em pedidos que tenham quantidade mínima.

Para formulação da dieta mais precisa e com melhor investimento-benefício, é indispensável a cotação e compra de insumos previamente. Para isso, conhecer a região onde se encontra a fazenda e ter informação de todos os insumos possíveis de serem comprados, assim como a melhor época de compra de cada um, é fator primordial para se obter melhor custo de diária do confinamento.

A dieta formulada por um nutricionista deve ser devidamente pesada, misturada e fornecida aos animais, para que eles possam consumi-la. Por isso, é preciso atentar-se diariamente ao aspecto do alimento que está sendo distribuído e o que sobra no cocho. A avaliação do oferecido define a qualidade da mistura, dos ingredientes e se o tamanho das partículas está ideal. A avaliação das sobras também é importante e nos mostra como está o consumo e se há seleção de alimentos pelos animais. Esta análise pode ser realizada logo cedo no momento da leitura de cocho.

A qualidade de mistura da dieta é fator de impacto na qualidade do alimento a ser oferecido para os animais. Alguns critérios podem ser estabelecidos para melhora na mistura, como:

  • Determinar a ordem de inclusão dos ingredientes;
  • Realizar pré-mistura com os ingredientes de menor inclusão na dieta;
  • Analisar o tempo de mistura;
  • Verificar visualmente a dieta oferecida.

Ainda em relação a dieta, para os bovinos em fase de terminação, a energia é o principal “nutriente” demandado para deposição de gordura na carcaça. Desta forma, o milho tem sido o principal ingrediente para fornecimento de energia, devido à elevada concentração de amido em sua estrutura. Com a alta no preço desta matéria-prima, aproveitá-la da melhor forma é uma das alternativas para otimizar a dieta fornecida aos animais e garantir melhor eficiência alimentar.

Alguns processamentos nos grãos de milho agem na matriz proteica que revestem os grânulos de amido, deixando-os mais disponíveis aos microrganismos ruminais. Os mais expressivos no Brasil são a ensilagem de grão úmido, ensilagem de grão reidratado e ensilagem de espiga de milho (Snaplage).

Por fim, importante a atenção no núcleo mineral que compõe a dieta, pois este deve atender as exigências de minerais dos bovinos confinados, sendo adequado às necessidades da sua propriedade. Outro fato que potencializa a produção é a utilização de aditivos que atuam na melhoria da eficiência alimentar, no aumento de ingestão de matéria seca, na melhora da saúde ruminal e prevenção de distúrbios metabólicos. Podemos utilizar a Monensina, Virginiamicina, Leveduras, entre outros, para estes fins. Se for possível, a adoção de protocolos na utilização de diferentes aditivos nas dietas de adaptação, crescimento e terminação é um ponto favorável.

Avaliação do resultado

Com as dietas balanceadas, manejo de alimentação correto, rotinas estabelecidas, animais sadios e aptos a responderem com ganho de peso, cria-se a oportunidade de elevar a produção.  Este aumento da produtividade no confinamento, com custos dentro do planejado, traz elevação de produção de arrobas por hectare, redução no custo da arroba produzida e maior lucro por animal.

O confinador deve se desapegar da busca apenas pelo GMD alto. Na verdade, ele precisa alcançar um equilíbrio entre o GMD e o custo da diária do confinamento, ou seja, todos os esforços no sentido de produzir uma @ barata.

Outro ponto fundamental que precisa ser melhorado cada vez mais é o rendimento da carcaça. Este parâmetro é a representação do peso do animal que, de fato, é de carcaça, ou seja, aquilo que é pago pelo frigorífico.  Por isso, além do GMD, deve-se dar atenção à porcentagem desse GMD que está sendo acumulado na carcaça, que é o que gera faturamento.

Por fim, a avaliação da eficiência biológica vem ganhando espaço no cenário da terminação de bovinos em confinamento. Este índice mostra de forma clara quantos quilogramas de matéria seca (MS) o animal precisou consumir para engordar uma arroba, ou seja, quanto menor este valor, melhor. O valor é estabelecido pela seguinte conta:

Eficiência Biológica: Consumo (kg) total de MS/ @ produzida

Existe uma relação entre a composição da dieta e a eficiência biológica. De forma geral, isso significa que dietas bem balanceadas em energia, proteína, minerais, vitaminas e aditivos tendem a possuir melhor eficiência biológica.

Quando o assunto é resultado, cada detalhe precisa ser calculado e avaliado. A equipe da Minerthal é ampla e pode te ajudar desde o planejamento do confinamento até o fechamento e avaliação dos resultados. Contamos com profissionais capacitados para auxílio na formulação da dieta com utilização de núcleos de qualidade, buscando sempre o aumento da lucratividade.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados