Compost Barn e Free Stall: conheça os modelos de sistema de confinamento para gado de leite

11/07/2019


Qual sistema de confinamento devo usar para o meu gado de leite? Se você ainda não utiliza um, chegou a hora de conhecer duas alternativas que vêm proporcionando grande crescimento à pecuária no Brasil. Estamos falando do Compost Barn e do Free Stall, que são super eficientes e podem ser feitos tanto por lote ou em área restritas.

O uso de um sistema de confinamento proporciona ao gado leiteiro uma nutrição mais eficiente, garantindo ao animal alimentação balanceada e principalmente nutritiva.

Quer conhecer mais sobre esses dois sistemas? Então continue lendo o texto e fique por dentro das características e benefícios do Free Stall e do Compost Barn.

>>> Leia também
Ureia na nutrição animal: usar ou não usar?

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

Free Stall: um sistema de confinamento econômico

Considerado um sistema de confinamento econômico e flexível, o Free Stall, quando bem planejado, pode trazer excelentes resultados ao rebanho. Não é à toa que seu principal benefício é levar conforto aos animais, para que isso reflita futuramente na produtividade. Por isso, normalmente ele é aplicado em um espaço com baias individuais, onde as vacas conseguem se exercitar e se manter limpas. O ideal é que a cama de areia desses animais tenha por volta de 30 centímetros e que a reposição seja realizada de uma a duas vezes por semana. Dessa forma o esterco é removido e o ambiente permanece sempre limpo.

O sistema de confinamento Free Stall é ainda totalmente flexível. Por isso, pode ser utilizado na organização de diferentes tipos de manejo. Entre as vantagens estão: controle de alimentação dos animais; custo operacional econômico; fácil mecanização; flexibilidade no controle e identificação de doenças, parasitas e período de cio.

Compost Barn garante mais liberdade ao animal

Assim como o Free Stall, o sistema de confinamento Compost Barn também visa o conforto e bem-estar do animal em busca de melhorar os índices de produtividade.

Nessas instalações, o gado fica solto e pode caminhar livremente dentro do galpão. Esses espaços oferecem maior liberdade aos animais, que podem se movimentar e deitar de maneira natural. A cama desse sistema geralmente é composta por pó de serra ou maravalha e deve ter 80 centímetros de altura. Contudo, o ideal é que ela seja virada de duas a três vezes por dia e trocada anualmente.

Entre os benefícios desse sistema podemos destacar a menor probabilidade de problema de casco e o aumento de detecção de cio; menor odor dos dejetos e redução da incidência de moscas; além da redução de estresse térmico. Não custa lembrar que essa cama deve ter boa ventilação, para que os compostos tenham melhor secagem. Pois, se estiver úmida, vai favorecer o desenvolvimento de microorganismos indesejados que podem dar origem a doenças.

Agora é só escolher o sistema de confinamento que mais se encaixa em sua propriedade e alcançar excelente desempenho com seu gado de leite.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados