Quais são as vantagens da Terminação Intensiva a Pasto?

10/03/2020
Terminação Intensiva a Pasto

Terminação Intensiva a Pasto é um método eficaz direcionado para a terminação de bovinos, trazendo maior facilidade no manejo já que o trato é feito no pasto e tem custos estruturais e operacionais são reduzidos.

Entre as vantagens da utilização da Terminação Intensiva a Pasto estão a redução do ciclo e o melhor aproveitamento da área. Afinal, reduzir o tempo de permanência dos animais na propriedade é garantir o retorno do capital em um período menor ao pecuarista.

Leia mais: Terminação Intensiva a Pasto: Quais os benefícios de reduzir a idade de abate de bovinos?

A seguir, separamos algumas das vantagens da utilização da Terminação Intensiva a Pasto para o criador:

Maior produção de @/ha/ano

O maior ganho de peso alcançado pela elevação de nutrientes fornecidos aos animais levará ao aumento da produtividade, ou seja, maior quantidade de @ produzida por hectare/ano. Podendo abater animais mais pesados e mais rápido, fazenda aumentar o faturamento anual da propriedade.

Liberar área de pastagem

A liberação de área para categorias mais leves é alcançada ao conseguir melhorar a produtividade e redução da idade ao abate. Dessa forma é possível colocar mais animais por ano dentro da fazenda no mesmo espaço.

Menos tempo de seca

Uma grande vantagem de terminar os animais ainda no período das águas e/ou transição águas/ seca é fazer com que eles não passem por mais uma seca na propriedade.

Pontos de atenção

Muitos benefícios foram demonstrados até agora, mas a prática da Terminação Intensiva a Pasto requer bastante atenção. Como os animais em engorda e terminação ficarão menos tempo na propriedade é preciso programar de forma eficiente a reposição, uma vez que ela deverá acontecer mais cedo.

Outro ponto importante é o manejo da pastagem, é necessário que os animais tenham acesso a pastagem em quantidade suficiente e de boa qualidade. Fazer adubações corretivas, evitar erosões e respeitar a capacidade de suporte da pastagem são medidas que precisam ser adotadas.

Precisamos ainda ter em mente que ao pensar em intensificar é aconselhável fazer o processo gradativo, ou seja, partir de suplemento mineral linha branca para aditivado, depois para proteico de baixo consumo, posteriormente para proteico-energético de alto consumo (1% do PV) e, por último, ração no cocho correspondente a cerca 2% do PV. Esse avanço tecnológico gradual é importante para a fazenda (funcionários, estrutura, etc) se acostumarem com a intensificação do manejo e iniciar a adequação do fluxo de caixa para as compras de insumos.

Em geral, o ponto chave é entender o gargalo do sistema de produção e trabalhar para ser eficiente e acima da média na cadeia produtiva. Entender a realidade da propriedade e ver qual ferramenta mais se adequa ao sistema e fazer planejamento de todas as etapas são ações que devem ser adotadas para garantir o sucesso da atividade.

Por fim, aliar dieta bem balanceada com ingredientes de boa qualidade com pastagem em quantidade e qualidade e animais com genética para ganho de peso é garantia de bons resultados.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados