Período da entressafra do leite: é tempo de garantir a rentabilidade da produção
O período de entressafra do leite, iniciado em março com término em setembro/outubro, compreende um período do ano de grandes desafios e oportunidades na pecuária leiteira. Saber aproveitar este momento é o grande divisor de águas na atividade, permitindo que as fazendas mais eficientes ganhem mais dinheiro.
Dois dos maiores desafios encontrados durante a entressafra do leite são: a alta no preço dos insumos para alimentação animal e a escassez de volumoso (pastagem).
Leia mais: Saiba quais são os melhores alimentos conservados para as vacas leiteiras durante a seca
O período de entressafra do leite pode ser um tempo de oportunidades por representar queda na produção no campo, ou seja, neste período uma menor quantidade do produto é entregue ao mercado e por consequência acontece um aumento no valor pago para o produtor. O cenário em 2020 é ainda mais favorável ao produtor de leite, isso porque a alta na arroba nestes últimos meses elevou o abate de vacas leiteiras.
E o que tudo isso significa? A menor oferta eleva o preço do leite. Conforme ilustrado nas imagens abaixo:
FIGURA 1 – Volume de leite adquirido em 2018 e 2019 no Brasil – em bilhões de litros
Fonte: IBGE/ Elaborado por Scot Consultoria
FIGURA 2 – Preço real do leite ao produtor, deflacionado pelo índice de custo de produção de leite (ICPLEITE/ Embrapa) de 2015 a 2018
Fonte: Cepea e Embrapa/ Anuário Leite 2019 Embrapa
Então é preciso ficar alerta, pois essa é a hora do produtor investir e buscar o máximo potencial dos animais. Só assim é possível transformar o período de desafio em um período de oportunidade melhorando o resultado financeiro da propriedade.
« Voltar