Suplementação: seu gado está consumindo de forma adequada?
A suplementação tem papel fundamental no desenvolvimento da pecuária, pois auxilia na engorda dos animais. Ter um rebanho saudável na fazenda é o sonho de todo pecuarista, mas alcançar esse patamar de excelência não é tarefa fácil. Os desafios são muitos e, mesmo que você tenha adquirido o suplemento mais eficiente e a melhor genética de gado não significa que terá resultados positivos.
O bom desempenho da suplementação está relacionado também a outros fatores no dia a dia. Portanto, é preciso levar em consideração a forma como o alimento está sendo disponibilizado, em qual tipo de estrutura está sendo colocado e com que frequência é servido. Questões ligadas ao clima, como sol, chuva e vento também interferem na eficiência do produto, podendo causar um desequilíbrio nutricional na dieta do animal.
Um problema bastante recorrente no campo e que interfere na nutrição animal é a má estrutura dos cochos. Em muitas fazendas, eles se encontram mal localizados, com tamanho inadequado, longe do solo e até mesmo com problemas estruturais de acúmulo de água. Essas deficiências geram um desperdício de até 16% do suplemento, permitindo ao animal consumir apenas 84% do produto. Portanto, dos 30 quilos de um saco de suplementação, apenas 25 quilos estão de fatos disponíveis. Os animais passam a comer menos e o resultado todos sabem.
>>> Leia também
Ureia na nutrição animal: usar ou não usar?
Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação
O que posso fazer para suplementar melhor o meu gado
Há uma série de melhorias que o pecuarista pode fazer para beneficiar a suplementação do seu rebanho. Quando falamos em cocho, por exemplo, deve se adequar a altura da estrutura ao tamanho do animal. Em média, o ideal é ter 40 centímetros. Diante de cochos muito baixos, com probabilidade de maior de contaminação por fezes, o ideal é projetar a estrutura com base no tamanho de cada categoria animal.
Outra dica importante de infraestrutura é fazer pequenas perfurações no cocho e instalar uma tela com espessura mais fina. No período de chuvas isso vai evitar que a água fique acumulada, o que acarreta o desperdício do produto. Não deixe também de realizar as manutenções regularmente.
O tamanho do cocho também faz toda a diferença na hora do gado se alimentar. Essa estrutura, quando está no tamanho inadequado, pode levar o animal a consumir o que está nos cantos do cocho, reduzindo a eficiência nutricional do produto.
Enfim, é preciso tomar cuidados, pois muitos produtos acabam perdendo suplemento por conta dessas questões, causando desequilíbrio nutricional na dieta, uma vez que o suplemento é composto por vários elementos minerais, como cálcio, fósforo, sódios, enxofre e muitos outros.
Nessa hora, vale a pena investir em um produto resistente a mudanças de clima, como a suplementação em bloco. Essa pode ser uma excelente alternativa para quem busca praticidade, rentabilidade e produtividade. Graças ao seu formato, as perdas por ventos e chuvas são praticamente zero. E o melhor: mantém as características nutricionais até o término do produto.
Como está a suplementação do seu gado?
« Voltar