Sal mineral: porque é indispensável para a nutrição do seu gado?
Você sabia que o sal mineral é indispensável para saúde do seu gado e pode ser a solução para um “probleminha” de nutrição aí na sua fazenda? Composto por óxido e sais, o produto é responsável por regular uma deficiência na alimentação dos bovinos, que é a falta de nutrientes minerais na dieta.
Essa carência ocorre porque os minerais não são encontrados tanto na ração presente nos cochos quanto nas pastagens. Essa ausência pode resultar em prejuízos na produção de carne e leite. Contudo, a utilização do sal mineral vai garantir o fornecimento de macro e micromineirais que são responsáveis por inúmeros benefícios à saúde do animal.
Você sabe quais são esses nutrientes? Confira a lista abaixo:
Quais são os macrominerais?
- Cálcio
- Fósforo
- Magnésio
- Sódio
- Enxofre
E os microminerais?
- Zinco
- Manganês
- Iodo
- Selênio
- Cobre
- Cobalto
Por que os nutrientes do sal mineral são tão importantes?
Cada nutriente citado acima tem um papel específico e fundamental na saúde e no desempenho do gado. Mas, cinco deles têm função importantíssima na saúde do animal e são predominantes no sal mineral. Confira:
Cálcio e fósforo: são responsáveis pelo desenvolvimento ósseo do bovino, bem como pela manutenção de sua estrutura. O cálcio oferece funções fisiológicas como coagulação sanguínea, transmissão de impulsos, contração e relaxamento muscular dos animais. Enquanto que o fósforo está relacionado a funções metabólicas, principalmente na utilização e transferência de energia em questões produtivas.
Magnésio: aproximadamente 70% do magnésio corporal está concentrado no esqueleto do animal. Portanto, a sua ausência pode causar retardo no crescimento, falta de apetite e convulsões musculares.
Enxofre: composto por proteínas, vários hormônios e algumas vitaminas, o enxofre também é predominante no sal mineral. Contudo, sua ausência pode causar falta de apetite, perda de peso, fraqueza, salivação em excesso, bem como tristeza e até morte.
Sódio: a ausência desse nutriente causa depravação do apetite, ou seja, o animal passa a consumir madeira, terra, resíduos de paredes e até mesmo o suor de outros bovinos.
Qual quantidade de sal mineral devo utilizar?
Agora que você já sabe quais nutrientes estão presentes na composição do sal mineral, certamente a dúvida é sobre a quantidade exata que deve ser oferecida. Anote aí: o consumo diário deve ser, em média, entre 50 e 150 gramas por animal. Entretanto, esse valor pode variar conforme a idade, sexo, raça, taxa de produção, localização geográfica, bem como do manejo da propriedade.
A técnica de suplementação mineral, quando feita de maneira adequada, garante melhor aproveitamento da pastagem. Entretanto, suplementar apenas não é o suficiente. O equilíbrio entre pastagem e nutrição é o que vai garantir melhor desempenho e aproveitamento nutricional do seu gado.
« Voltar