“Métrica mais importante para a pecuária é reais por hectare por ano”

04/12/2018


Afirmação foi feita pelo consultor Antônio Chaker em evento realizado em Jales (SP) para anunciar a parceria entre as empresas Minerthal e Nutriplan a fim de fortalecer a pecuária na região noroeste paulista

Saber quanto a propriedade produz em reais por hectare por ano é a métrica mais importante para a pecuária, segundo o consultor Antônio Chaker, coordenador do Instituto Inttegra e especialista na ampliação de gerenciabilidade e lucro em fazendas, que atua há 17 anos em projetos de gestão agropecuária. A afirmação foi feita durante o workshop “Fatores decisivos ao sucesso da fazenda: atitudes que ampliam o lucro da pecuária”, realizado em Jales (SP) para marcar o início da parceria entre as empresas de nutrição animal Minerthal e Nutriplan para o fortalecimento do setor no noroeste paulista. O evento contou com 130 participantes provenientes de diversas cidades da região.

Em um universo de 420 fazendas analisadas pela Inttegra, totalizando um rebanho de 1.694.882 cabeças e 1,4 milhões de hectares constatou-se que 70% das fazendas ganham menos de 200 ha/ano. Por outro lado, as fazendas 30% mais rentáveis ganharam 16% mais que a média. “Primeiro de tudo é preciso medir, pois o que não se mede não pode ser avaliado”, alertou Chaker.

Ele apresentou os sete “segredos” das fazendas mais lucrativas:

  • Produzir mais do que a média, mas não o máximo
  • Gastar bem, especialmente em nutrição e pastagem
  • Gastar menos em desembolso por cabeça por mês
  • Ter uma equipe eficiente
  • Reprodução acertada
  • Mortalidade sob controle
  • Respeitar sempre os três números mágicos: Faturar oito vezes o valor da folha de pagamento; manter margem sobre a venda superior a 30%; e cada R$ 1,00 gasto por cabeça gerar ao menos 10g de ganho por dia.

Um dos slides da apresentação de Antônio Chaker

Parceria Minerthal e Nutriplan

A realização foi avaliada como uma ação muito bem sucedida para apresentar aos produtores da região a parceria entre a Minerthal e a Nutriplan.

“O evento superou minhas expectativas! Sabemos que não é fácil fazer um evento de sucesso e a dificuldade que é o produtor vir. Porém, o tema gestão gera não só curiosidade no pecuarista: é uma necessidade! Sentimos isso na palestra do Chaker, ninguém nem piscava, todo mundo querendo saber se está ou não ganhando dinheiro, que é o grande desafio da pecuária de corte hoje”, avaliou o diretor da Nutriplan, Julio Theodoro de Oliveira Neto, conhecido como Guto.

Ele salientou a satisfação em relação à parceria com a Minerthal. “Eu e minha equipe estamos muito motivados porque é uma empresa que vem para agregar, para nos ajudar em tecnologia, produtos e pessoas. Sentimos que passamos a fazer parte de uma família maior, de uma grande empresa com negócios mais abrangente. Prova dessa união de forças é o evento que conseguimos realizar junto com a Minerthal”.

Para o diretor da Minerthal, Sergio Morgulis, a parceria entre as empresas visa aproveitar o bom relacionamento com pecuaristas que a equipe Nutriplan possui na região, demonstrada com a grande participação de produtores no evento e usufruir das facilidades de logística, produção e distribuição. “Certamente teremos uma maior penetração na região, que tem um grande potencial, com diversos pecuaristas não só que têm propriedade aqui, mas com fazendas em estados como Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso”, destacou Morgulis.

Com o anúncio da parceria, a Nutriplan passa a contar com a tecnologia dos produtos e serviços da Minerthal e o segmento de nutrição bovina da Nutriplan adota a marca Minerthal.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados