Castração De Bovinos: razões para realizá-la no seu rebanho
A castração de bovinos é uma prática utilizada em propriedades rurais brasileiras por trazer benefícios ao pecuarista e ao animal. Mesmo que animais inteiros (não castrados) apresentem maior ganho de peso em relação a bovinos castrados, a prática de castrar se justifica em algumas situações específicas. Por isso, vamos apresentar vantagens do procedimento para ajudar na hora da sua decisão final.
- Tendência por carne de animais abatidos mais jovens
Com a tendência de mercados com preferência por carne mais magra, com baixo teor de gordura total e saturada, o abate de animais mais jovens tem se mostrado uma excelente alternativa. Para esta finalidade, há opção de castração com objetivo de adiantar a cobertura de gordura.
- Castração como alternativa a melhor qualidade da carcaça
Estudos demonstram ainda maior proporção de quarto traseiro em animais castrados em relação a bovinos inteiros, pela produção de testosterona prejudicar algumas características da carcaça, como o aumento da proporção do quarto dianteiro.
Existem programas de incentivo à produção de carcaça com exigências específicas, sendo o grau de acabamento o principal critério desclassificatório. Então, aos olhos dos consumidores mais exigentes a carne de bovinos inteiros é perceptível pelo menor índice de marmoreio, textura mais grosseira, cor mais escura e menos macia que a carne de bovinos castrados.
- Manejo facilitado
Além da melhora nas características de carcaça, com a castração podemos facilitar o manejo, pois além do temperamento mais dócil dos animais, podemos realizar a mistura de bois e vacas, pela eliminação de conduta sexual.
Mas quando realizar a castração?
Um ponto interessante na produção de bovinos é conseguir aproveitar o melhor ganho de peso quando ainda não são castrados e o melhor acabamento de carcaça após serem castrados. Sendo assim, é preciso encontrar o momento mais propício para realizar castração dos bovinos, caso necessária.
A castração pode ser realizada desde o nascimento até meses antes do abate. Realizar o procedimento até a puberdade não apresenta diferença quanto ao desempenho animal, ou seja, o ganho de peso dos bovinos castrados ou inteiros é semelhante até a puberdade, as diferenças são notórias quando os animais estão maiores. Então, em sistema de terminação superprecoce uma excelente estratégia é aliar a formulação de dieta intensificada com a castração dos animais ao nascimento, potencializando o ganho de peso pela influência da dieta e o acabamento de carcaça pela castração.
O mais importante a saber é entender o objetivo da sua produção. A determinação do mercado que será atingido também é de suma importância, pois assim será possível traçar todo planejamento tanto da dieta, estratégias de suplementação, quanto a necessidade de realizar a castração.
« Voltar