Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal
Você já ouviu falar em bem-estar animal na produção bovina? A atenção a esse conceito visa proporcionar melhores condições para o desenvolvimento dos bovinos. Para isto, é fundamental manter rotinas e manejos levando em conta conhecimentos sobre o temperamento dos bovinos e cuidados com a infraestrutura para garantir boas condições físicas e psicológicas do rebanho.
Por outro lado, a ausência desses fatores e/ou o uso de manejos de forma incorreta, como a prática de choques e gritos, podem trazer prejuízos para o animal. Tais ações, mesmo diante de projetos e inovações envolvendo bem-estar animal que já são colocados em prática em algumas propriedades, podem ainda ser presenciadas em fazendas pelo Brasil. Mas atos como esses levam todo o planejamento de anos por água abaixo.
Para que isso não aconteça, confira abaixo 5 dicas fundamentais para não errar mais na estratégia e fazer com que o crescimento da bezerrada deslanche de uma vez por todas.
1 – Evite o desmame precocemente
Não faça o desmame do bezerro muito precocemente. Caso isto ocorra, além de causar estresse ao animal, fará com que a sua taxa de crescimento seja muito menor. É prejuízo na certa!
2 – Sombra e água fresca são bem-vindas
Oferecer áreas com sombra é fundamental para promover o bem-estar animal. E com água de qualidade fica melhor ainda! Essas duas combinações farão com que o bezerro tenha um estresse calórico reduzido e, consequentemente, melhore o seu desempenho.
3 – Mantenha-os mais sociáveis e menos agressivos
Manter os animais em lotes de grupo é indispensável. Os bovinos são animais extremamente sociáveis e, quando se encontram em seu convívio natural (em grupo), tendem a ficar menos agressivos.
Clique na imagem e confira o vídeo completo sobre bem-estar animal!
4 – Tenha uma estrutura adequada
O bem-estar animal está relacionado a questões físicas do animal. Por isso, mantenha o piso do cocho o mais plano e limpo possível. São ações que certamente evitarão problemas com patas e/ou pernas. O resultado disso são animais muito mais gordos e saudáveis, o sonho de qualquer produtor, não é mesmo?!
5 – Os bovinos têm boa audição: evite ruídos!
Ninguém gosta de tomar sustos, isso é fato! Dessa forma, evite ruídos como correntes e estampidos, que causam muito estresse ao animal. Lembre-se: os bovinos têm uma audição muito apurada, por isso todo cuidado é pouco e necessário para garantir bem-estar animal.
Pronto! Agora é só colocar as dicas em prática e ter bezerros mais saudáveis.
Gostou das dicas? Então fique ligado que no próximo texto vamos falar sobre 3 erros comuns na criação de bezerros.
« Voltar