Creep-feeding: alternativa para nutrição durante o aleitamento

18/11/2021


Suplementação em bloco da Minerthal ajuda bezerros a ganharem peso

A nutrição inadequada dos bezerros durante a fase de aleitamento pode provocar danos irreparáveis aos animais. Isso se dá porque um bezerro desmamado com menor peso tende a ser menos valorizado quando comparado àquele mais pesado, e recuperar essa a diferença de ganho peso ao longo da vida do animal não é uma tarefa simples.

O sistema de creep-feeding é uma das alternativas que podem ser utilizadas para solucionar problemas de baixo peso na desmama. Ele é um sistema de alimentação de bezerro com cocho separado, no qual apenas estes animais têm acesso. O objetivo com o creep-feeding é fornecer suplemento para satisfazer a necessidade dos nutrientes que podem faltar no animal em relação aos que ele ingere via leite e pastagem.

Na busca por soluções para esta categoria animal, a Minerthal, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Fazenda Mater (Santa Rita do Pardo/MS), desenvolveu um experimento de suplementação de bezerros com creep-feeding através do MinerBlock® Creep.

Para o experimento, foram utilizados 434 animais da estação de parição 2020, sendo 344 bezerras e 90 bezerros, provenientes de matrizes primíparas e secundíparas da raça Nelore, que estavam sendo suplementadas com MinerBlock® Cria MD. Esses animais foram divididos em dois grupos: um sem suplementação creep-feeding e um fazendo o uso do creep-feeding.

É possível concluir que o desafio de promover o consumo entre os bezerros que estão na fase de aleitamento foi solucionado com o fornecimento do MinerBlock®. A presença de melaço e palatabilizante favorecem o consumo deste produto, principalmente na época do desmame, contribuindo para a redução do estresse nesta fase.

Além disso, os machos que consumiram MinerBlock® Creep alcançaram 21,5 kg a mais que os animais do tratamento controle. Já as fêmeas alcançaram 14,8 kg a mais que as do tratamento controle.

Os resultados de ultrassonografia de carcaça são condizentes com o maior ganho de peso na desmama e tendem serem a correlacionados a melhores índices reprodutivos. A explicação para tendência de melhor status reprodutivo vem do fato de que a espessura de gordura subcutânea segue a seguinte lógica: mais reserva de energia, melhor status de condição corporal.

A utilização desta técnica de suplementação em formato de bloco visa otimizar a mão de obra, já que o fornecimento do produto não precisa ser diário, podendo ser espaçado de 4 em 4 dias. Outro ponto de destaque é o consumo entre os animais ser mais semelhante, e a padronização dos animais do mesmo lote tende a ser alcançada utilizando o MinerBlock® Creep. Além disso, há a vantagem de menor desperdício de produtos por ventos e chuvas, já que o período de nascimento até o desmame coincide com o período chuvoso do ano.

Com o valor do quilograma do bezerro, em setembro de 2021, sendo aproximadamente R$ 14,00, cada animal teria mais R$ 180,60 agregados ao seu preço final. Como o segundo maior produtor de bezerros do mundo, o Brasil possui potencial de produzir mais bezerros a partir do mesmo rebanho se utilizar as estratégias adequadas, como a suplementação por creep-feeding.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados