Cevada para o gado de leite: pode?
Que a cevada é a principal fonte para fabricação de cerveja não é novidade para ninguém. Mas, o que talvez muitos ainda não saibam é que ela também é uma excelente alternativa na alimentação do gado de leite. Na pecuária, o resíduo que sobra da cevada pode ser armazenado em forma de silagem. E, posteriormente, servido ao animal como ingrediente barato e eficiente para integrar a ração.
Atualmente, a alimentação dos animais é o que mais onera os custos da produção bovina. O desafio do pecuarista é ter animais produtivos, sem ter que gastar muito por isso. É justamente diante desse cenário que, no Brasil, os resíduos da cevada têm grande potencial na bovinocultura. Eles podem ser utilizados de quatro maneiras – úmidos, prensados, secos e leveduras de cerveja – sem comprometer os índices produtivos e nutritivos dos animais.
Está interessado nos benefícios que a cevada tem para o seu gado leiteiro? Então, não deixe de ler o texto abaixo.
>>> Leia também
Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal
Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação
Quais as vantagens nutricionais da alimentação do gado de leite?
Além de garantir baixo custo financeiro, a cevada se destaca ainda por oferecer outros benefícios à alimentação do gado de leite. Quando o assunto é qualidade nutricional, o resíduo da principal matéria-prima da cerveja surge como excelente alternativa para aumentar a digestabilidade. Servido em seu estado úmido, por exemplo, esse subproduto acaba facilitando a digestão até mesmo de farelos mais secos.
O uso da cevada na ração bovina ajuda a regular também as funções ruminais dos animais. Nesse caso, a fermentação mais estável do resíduo mantém o pH ruminal com níveis adequados para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Os resíduos da cevada também são ricos em proteína não degradável no rúmen. Assim, ajuda na eficiência alimentar dos bovinos. Fonte de energia, o alimento pode ser acrescentado em até um terço da mistura. Entretanto, sem causar qualquer interferência na qualidade e produtividade do leite. A cevada para o gado de leite ajuda a regular o balanço energético negativo do animal. Um comportamento frequente nesta época do ano.
Que tal aproveitar o período de seca e apostar numa alternativa diferente na alimentação do gado de leite?
« Voltar