5 dicas para terminar o gado durante o período de seca
Terminar o gado durante o período de seca, deixando o animal com peso ideal para comercialização, parece ser uma missão quase impossível, não é mesmo? Isso porque nessa época o pecuarista costuma enfrentar dificuldades com o seu rebanho, principalmente por conta da baixa qualidade das pastagens.
Este cenário compromete a presença de nutrientes como, por exemplo, a Proteína Bruta. Sem ela e com ausência de uma alimentação adequada, o animal passa a perder peso e os prejuízos são inevitáveis.
A boa notícia é que existem soluções para evitar esses danos. É preciso agir, uma vez que a terminação é a fase mais importante para a pecuária de corte. É o momento que antecede o abate e por isso é necessário que o animal engorde o máximo possível para alcançar um bom valor de comercialização no frigorífico.
Confira 5 estratégias para terminar o gado de forma correta. Anote aí:
>>> Leia também
Ureia na nutrição animal: usar ou não usar?
Suplementação mineral para bezerros e 4 dicas para potencializar o ganho de peso
1. Utilize suplementação mineral para terminar o gado
Quer alcançar bons resultados no período de terminação? Então vale a pena investir na suplementação mineral, que atualmente é uma das principais estratégias na pecuária de corte. O uso de suplementos proteicos e energéticos garantirá ganhos de produtividade, além de minimizar os efeitos decorrentes da sazonalidade, bem como das questões qualitativas e quantitativas das forragens.
2. Que tal terminar no pasto mesmo?
A Terminação Intensiva a Pasto (TIP) é também uma excelente solução para quem busca engordar seu rebanho na época de seca. Utilizado em conjunto com outras tecnologias, esse sistema pode trazer resultados satisfatórios e, acima de tudo, lucrativos. O pecuarista não precisará gastar muito com estrutura e ainda terá mais segurança durante o procedimento.
Ao terminar o gado utilizando a TIP é possível alterar padrões de fermentação ruminal. Dessa forma, garante-se mais energia aos animais, permitindo a deposição de gordura para o melhor acabamento da carcaça desse bovino.
3. Volumosos ou concentrados: vale a pena escolher um para terminar o gado!
Não tem mais tempo para reservar pastagem? Então a solução para terminar o gado é utilizar alimentos volumosos ou concentrados. A primeira opção consiste em uma alternativa com alto teor de fibra e baixo valor energético, como as forrageiras, fenos etc. Por outro lado, os concentrados vão garantir maior índice energético e baixo valor de fibras aos animais. Entre eles, está o caroço de algodão, sorgo e soja crua.
4. Intensificação do uso de pastagem
O aumento da lotação de animais, em piquetes pré-determinados, pode ser uma alternativa com resultados satisfatórios na hora de terminar o gado. A prática garante o crescimento das forrageiras em áreas preservadas para o ensilamento com o apoio de maquinário. Para alcançar excelentes resultados é possível apostar ainda na ajuda técnica com lotação rotativa, adubação e suplementação.
5. Grãos na dieta dos bovinos: pode?
Esse manejo vem sendo cada vez mais utilizado, principalmente por conta do avanço da agricultura. Em áreas consorciadas, por exemplo, o solo mais fértil permite a brotação do capim e a produção de forragem logo após a colheita da safra.
Outra dica para terminar o gado é utilizar grãos colhidos na safra na alimentação dos animais. Contudo, para atestar a eficiência desse sistema na hora de terminar o gado, é preciso avaliar a disponibilidade do alimento na sua região, bem como o seu custo.
Pronto! Agora é só escolher a melhor forma para terminar o gado e alcançar maior produtividade.
« Voltar