Quem tem medo da seca?

05/07/2018


Os tempos de vacas magras literalmente chegaram. Pasto acabando, aguada secando, em algumas regiões o frio e as geadas castigam o gado e o pasto. E o pior: muitos pecuaristas não se prepararam antecipadamente para passarem pela seca e sempre buscam uma maneira de economizar justo no momento mais crítico do ano e que sempre se repete.

Ao visitar as propriedades pelo Brasil é comum encontrar produtores desesperados, principalmente em relação à condição da pastagem e à alimentação do rebanho. Diante disso, é de extrema importância traçar um plano nutricional para o rebanho, avaliando quais as melhores estratégias de suplementação para cada caso e cada objetivo a ser alcançado.

Caso não adote uma suplementação para a seca, o pecuarista enfrentará problemas comuns nessa época, como a desnutrição, baixa taxa de desmame, baixa fertilidade, perda de peso e muitos outros serão minimizados.

A Minerthal dispõe de um portfólio completo para a seca. São produtos muito versáteis que se adequam à realidade de cada propriedade e cada situação, com destaque para o Minerseca e o Minerthal MD Seca.

O Minerseca é um proteinado com 40% de proteína, 10% de ureia e aditivado com Monensina Sódica. Com um consumo estimado em 100 g de produto para cada 100 kg de peso vivo do animal, este produto é principalmente indicado para animais em crescimento, devido aos seus níveis de proteína e minerais, que suprem grande parte das necessidades desta categoria, fazendo com que os animais não percam peso e dando uma acelerada na recria. O Minerseca apresenta um excelente custo/benefício devido ao ganho de peso que proporciona (200 a 300 g ao dia) e também ao seu baixo consumo, o que leva a um pequeno custo por cabeça ao dia.

Já o Minerthal MD Seca é um mineral com Monensina Sódica, 15% de ureia e de baixo consumo estimado de 50 a 60 g para cada 100 kg de peso vivo do animal. Pode ser oferecido a várias categorias da fazenda, costumando apresentar ganhos de peso em torno de 100 a 200 g ao dia.

É importante lembrar que os animais só expressam o desempenho desejado se houver uma pastagem com boa quantidade de massa, associado a um bom manejo e a uma água de qualidade. Outro ponto de extrema importância é a quantidade e tamanho de cochos da propriedade, que devem ser adequados para que não haja nenhum problema de consumo por falha na estrutura.

Por isso, está mais do que na hora de se preparar de forma estratégica para enfrentar o período mais desafiador da pecuária. Conte com a Minerthal nesta empreitada!


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados