Nutrição fetal de qualidade e bezerros mais saudáveis

20/09/2019
minerthal-nutricao fetal

A nutrição fetal é um aspecto fundamental para a eficiência da pecuária, uma vez que ocorre exatamente no período de gestação do animal. Nessa fase, os cuidados específicos são indispensáveis para garantir mais saúde tanto para vaca quanto ao bezerro. O animal mal nutrido está sujeito a contrair diversas doenças patológicas que podem interferir diretamente no desenvolvimento do bezerro. Contudo, é possível até mesmo levá-lo à morte antes mesmo do seu nascimento.

No período de gestação a vaca permanece por um bom tempo na fazenda e gera custos diários. Assim, se o bezerro não nascer saudável trará prejuízo ao produtor. Isso porque os distúrbios causados pela má nutrição fetal acompanham o animal até a sua fase adulta, quando se torna um boi ou uma vaca. Para que nasçam saudáveis e futuramente tragam lucro para a fazenda, é preciso ter uma dieta equilibrada. Portanto, deve conter todas as vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado do feto.

>>> Leia também
Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

Nutrição fetal deve ser feita por etapas

Em busca de uma nutrição fetal eficiente, tanto no corte quando no leite, é necessário entender que cada fase da gestação corresponde a uma etapa de desenvolvimento do feto. A formação da placenta, que ocorre no primeiro trimestre, corresponde ao período de formação dos órgãos e também da carne e dos músculos do bezerro.

No segundo trimestre, quando já está definida essa capacidade de formação corporal, é impossível alterar qualquer desempenho relacionado ao ganho de peso e de carne do animal. Entretanto, é justamente nesse período que a vaca tem maior necessidade nutricional. Isso porque coincide com a época de seca e de pastagens com baixo valor nutricional.

Já no terço final da gestão, a baixa nutrição fetal pode levar à hipertrofia muscular e adipogênese, que é a formação excessiva de massa e de gordura no corpo do animal. Contudo, com uma restrição nutricional eficaz, a fêmea tende a reduzir ambos os processos.

Quais os efeitos negativos da má nutrição fetal?

A nutrição fetal, quando realizada de forma inadequada, pode acarretar alguns malefícios à saúde da vaca, bem como do bezerro. Confira abaixo quais são os principais e como trazem prejuízos para a sua fazenda:

  • Redução da eficiência placentária (reduz a capacidade de transferir os nutrientes para o feto, levando à diminuição do peso e desempenho fetal);
  • Aumento da morbidade e mortalidade dos bezerros;
  • Mau funcionamento de órgãos específicos;
  • Retardamento do crescimento – baixo GMD (Ganho Médio Diário);
  • Alterações na qualidade da carne.

Nutrição eficiente garante benefícios para o gado

Por outro lado, a nutrição fetal eficiente garante inúmeros benefícios tanto na fase produtiva quando reprodutiva da fazenda. Veja quais são os ganhos quando o manejo é feito de forma adequada:

  • Melhor desempenho fetal;
  • Aumento da imunidade;
  • Maior ganho de peso;
  • Mais precocidade e fertilidade;
  • Qualidade da carcaça.

    Lembrando que a nutrição fetal é importante não somente durante a gestação. Isso porque as consequências de como o manejo foi feito acompanharão o bezerro durante toda a sua vida.


  • « Voltar

    Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados