4 dicas de como fornecer alimentos volumosos e ter animais mais saudáveis

04/07/2019


Que tal melhorar a saúde do seu gado com alimentos volumosos? Essa pode ser a solução para manter o seu animal bem alimentado, principalmente com o início do período de seca. Apesar de ter baixo valor energético, os volumosos possuem altíssimo teor de fibra, essencial para o desenvolvimento tanto para gado de corte quanto de leite. Os volumosos suplementares podem ser consumidos no pasto ou em locais confinados, por isso possuem papel fundamental na pecuária. Entretanto, antes de escolher a dieta adequada para o seu rebanho, é necessário analisar alguns pontos, tais como:

  • Área disponível
  • Recursos financeiros
  • Maquinário e mão de obra
  • Flexibilidade de uso desse volumoso
  • Gasto com consumo de energia.

Com todos os aspectos avaliados, fica muito mais fácil decidir qual é a melhor forma de fornecer volumosos para o seu rebanho. Mas se ainda está em dúvida, não deixe de conferir abaixo 4 dicas fundamentais que vão ajudar nessa tarefa. Confira!

>>> Leia também
Que tal bezerros mais saudáveis? Confira 5 dicas de bem-estar animal

Como contornar dificuldades com infraestrutura para suplementação

1 – Forrageiras oferecem uma variedade de espécies

As forrageiras são excelentes opções de alimentos volumosos suplementares para o seu gado. Isso porque há uma variedade de espécies disponíveis, algumas específicas ao pastejo. Mas, antes de escolher o tipo ideal para a sua fazenda, a dica é avaliar quatro pontos:

  • O período de desenvolvimento da espécie
  • O ciclo de vida
  • Objetivo esperado para esse tipo de forrageira
  • Por último, o tempo de adaptação do solo.

Com essa questões avaliadas, chegou o momento de escolher qual forrageira será utilizada. Uma das mais conhecidas é o Capim Andropogon, espécie bastante resistente a solos ácidos. Possui de média e baixa fertilidade, além de apresentar resistência à seca, queimadas e geadas. Outro tipo bastante conhecido é a forrageira Capim Rhodes, que pode atingir até um metro de altura, sendo ideal para a produção do feno.

Ainda na busca da forrageira como alimento volumoso suplementar, a Brachiaria Decumbens é uma espécie que também se adapta a solos de baixa e média fertilidade. Sendo assim, apresenta ainda proteção contra erosões e age com “agressividade” contra os “invasores”. Por outro lado, a Brachiaria Humidicola é utilizada em solos mais encharcados, com pouca drenagem, onde podem ser realizados manejos mais intensivos.

2 – Alimentos volumosos: forragens úmidas e alto índice energético

Outra forma de oferecer alimentos volumosos suplementares ao seu gado é apostando em forragens úmidas, conservadas em ambientes sem oxigênio. Esse processo é conhecido como ensilagem, método de produção de silagem que baseia-se na conservação da forragem e que utiliza como base a sua fermentação. Dessa forma, essa espécie garante alto índice energético e uma dieta ideal para o bovino.

3 – Forrageiras servidas no cocho

Há ainda outro jeito de utilizar as forrageiras como alimento volumoso suplementar. Sabe como? Servidas verdes e picada no cocho. Nesse formato pode ser acrescentado ainda as capineiras, como capim-elefante e cana-de-açúcar, normalmente produzidas em áreas verdes onde não há presença de animais.

 4- Feno como alimentos volumosos

Quer ter animais mais nutritivos e saudáveis? Então aposte no uso do feno com alimentos volumosos suplementares. Esse processo, conhecido como desidratação, ocorre quando é feito o corte da forrageira e depois a secagem. Isso permite que o alimento seja armazenado de maneira mais fácil, mantendo todo o seu valor nutritivo. Contudo, para chegar ao feno, é preciso ter forragens com hastes mais longas e folhas mais aderidas. Isso vai garantir uma secagem completa, sem perdas, com a manutenção dos nutrientes.

Pronto! Agora é só escolher que tipo de volumoso será melhor para o seu rebanho.


« Voltar

Minerthal 2017 © | Todos os direitos reservados