Qualidade de mistura de rações e dietas
A qualidade de mistura de uma ração é de extrema importância para que o animal aproveite melhor os nutrientes e, consequentemente, tenha melhor desempenho. Rações que não possuem a mistura adequada podem causar problemas que interferem nos resultados produtivos e reprodutivos. Portanto, quanto melhor a mistura, menor a probabilidade do animal consumir mais ou menos algum nutriente, ou seja, consumo dos alimentos é mais regular e homogênea.
Em busca dessa homogeneidade na ração é preciso considerar alguns pontos, como:
- Os ingredientes que são incluídos em porções menores que 1% da mistura total devem ser agrupados em uma pré-mistura para diminuir erros na homogeneidade.
- Ingredientes mais densos devem ser colocados por último na mistura.
- O tempo de mistura deve ser estabelecido para evitar o oferecimento da dieta com apresentação inadequada de cocho.
Para verificar a qualidade de uma mistura da ração, é feita a avaliação em laboratório. Os testes são feitos da seguinte maneira: são coletadas amostras da ração feita, ou seja, com os ingredientes já misturados, e são enviadas para laboratório que farão as análises desejadas. É importante ressaltar que a amostragem deve ser em número e quantidade adequada e periodicamente para que a repetibilidade seja possível e o resultado da qualidade de mistura seja mais preciso. Assim, para essas análises, deve-se utilizar um nutriente específico e os ingredientes mais utilizados são o sal, minerais (manganês, zinco, cobre), aminoácidos e o traço microtracer. Um bom parâmetro para se buscar é um coeficiente de variação abaixo de 10%.
Os métodos de análise com o sal devem-se considerar que muitos ingredientes possuem já este elemento que estariam contribuindo para quantidade deste na dieta. Já o traço microtracer, é o marcador mais utilizado por não causar toxicidade aos animais e é preciso, no mínimo, 10 amostras para efetuar esse teste, sendo feitas de 3 a 5 repetições por amostra. Por meio deste teste, é possível verificar os seguintes parâmetros:
- Se o tempo de mistura está correto. Classifica a mistura estatisticamente, através do método do Qui-quadrado, em ótima, regular ou ruim;
- Se um microingrediente foi incluído na batida do produto. Basta adicionar o tracer à pré-mistura. Se o tracer for identificado na ração final, então a pré-mistura foi adicionada;
- Se o produto recebido foi aquele solicitado. Basta adicionar o tracer a ração e poderá identificar a presença do marcador;
- A existência de contaminação entre batidas de produtos. Ao incluir o tracer numa primeira batida, o mesmo poderá ser pesquisado na segunda batida. Se for detectado, existe contaminação entre batidas;
- Falhas no equipamento. Caso o número de partículas extraídas das amostras seja em todas elas mais baixo que o esperado, poderá estar ocorrendo adesão de partículas na parede do misturador (mau aterramento).
Para verificar a qualidade de uma mistura de dieta (ração com o volumoso), é muito utilizado o método caixa de peneiras, conhecidas como Penn State Shaker Box.
Esse método é composto por quatro peneiras, sendo uma com furos de 19mm, 8mm, 4mm e um fundo liso. Esse conjunto de peneiras são montados na sequência descrita. Deve-se fazer movimentos repetitivos, após colocar a amostra na peneira, de forma que as partículas menores passem pelos furos e fiquem depositados em cada peneira de acordo com o seu tamanho. As partículas depositadas na peneira 19 mm para baixo são indicadas para bovinos de leite e as partículas depositadas na peneira 8mm para baixo indicadas para bovinos de corte. Além disso, o método Penn State é possível visualizar a seletividade feita pelos animais, pois quando há maior quantidade de partículas maiores, há maior seletividade.
- Fatores que afetam a qualidade da mistura de rações e dietas
Existem alguns fatores que podem acarretar dificuldade na mistura, afetando a qualidade da mistura, como: granulometria das matérias-primas, o processo de mistura, tempo impróprio de mistura, misturador sobrecarregado, desgaste e quebra ou o ajuste impróprio do equipamento, acúmulo de ingredientes nas máquinas, erros de pesagem, sequência inapropriada dos ingredientes, heterogeneidade da ração e amostras impróprias.
A granulometria é um procedimento analítico que tem por objetivo determinar a distribuição das partículas, permitindo um controle mais preciso da qualidade, eficiência e seletividade animal. Esse procedimento é feito da seguinte forma:
1°: Retira-se amostras da ração e essas amostras são submetidas a uma série de peneiras com aberturas de tamanho gradiente.
2°: As partículas retidas em cada peneira são pesadas e esses dados são usados para calcular a porcentagem de material em cada faixa de tamanho.
O tempo impróprio de mistura, segundo Wicker & Poole (1991), determinaram que o tempo inadequado de mistura é a primeira razão para baixos resultados de uniformidade das dietas. O fabricante do equipamento deve ser contatado para determinar o tempo certo de mistura dos ingredientes da ração.
O misturador sobrecarregado causa problemas como a criação de pontos mortos de ingredientes em que estes não são incorporados uniformemente na ração.
O desgaste e quebra ou ajuste impróprio podem causar má uniformidade da ração, assim a eficiência de mistura é diminuída, o acúmulo de ingredientes nas máquinas pode diminuir a eficiência do misturador, já que melaços, gorduras podem grudar e fazer com que o funcionamento seja inadequado e a sequência inadequada de nutrientes pode afetar a uniformidade da dieta.
De forma geral, o objetivo de avaliar a qualidade de mistura de rações e dietas é garantir que a dieta formulada ao animal pelo nutricionista seja oferecida de forma adequada aos animais para que tenham oportunidade de consumir e desempenhar conforme o planejado.
Conheça a linha de núcleos para mistura
« Voltar